Campos Sales é um município brasileiro do estado do Ceará. Está localizado na microrregião da Chapada do Araripe, mesorregião do Sul Cearense. Tem 26 270 habitantes (2003) e 1082,77 km². Na cidade se encontra o túmulo de D.Bárbara Pereira de Alencar, revolucionária da Revolução Pernambucana de 1817 e daConfederação do Equador, mãe do político Tristão Gonçalves e avó do escritor José de Alencar.
FONTE - WIKIPEDIA

VISTA PANORÂMICA DA CIDADE DE CAMPOS SALES - CE
FOTO - cearaemfotos.blogspot.com
HISTÓRIA DA CIDADE DE CAMPOS SALES
O ato de criação do município ocorreu após um abaixo-assinado enviado pelos lideres políticos da época do então presidente da republica Manoel Ferraz de Campos Sales, anexo ao resultado do recenseamento, solicitando a criação do município que levaria o seu nome, foi concedido autorização presidencial, sendo outorgado pelo governador do Estado, Dr. Antonio Pinto Nogueira Acyoli, a autonomia política de Campos Sales, a partir da lei nº 530 de 29 de julho de 1899.

AÇUDE POÇO DA PEDRA EM CAMPOS SALES - CE
FOTO - cearaemfotos.blOgspot.com
O Núcleo de povoamento inicial que deu origem a atual cidade de Campos Sales, foi uma fazenda de criar vacas, que servia ainda de pousada aos viajantes que trafegavam entre o cariri e o Piauí. Estima-se que o primeiro sítio deu origem a primeira grande fazenda, pertencente a Eufrásio Lazaro Ribeiro, cuja atividade principal era a pecuária bovina advinda daí seu primeiro nome oficial, FAZENDA VÁRZEA DA VACA.


AÇUDE POÇO DE PEDRAS EM CAMPOS SALES - CE
FOTO - THIAGO DOS PASSOS
O progressivo povoamento da região resultou das imensas fazendas, situadas as margens de excelentes ribeiras de conhecida fertilidade e labor agrícola. No período de 1939 a 1958, essa região conheceu significativo crescimento e prosperidade atraindo um considerável número de imigrantes, entre eles alguns bem sucedidos mascates italianos que exerciam influência sobre as modificações aqui ocorridas desde então. Até esta época a fazenda integrava o município de Saboeiro.
O progressivo povoamento da região resultou das imensas fazendas, situadas as margens de excelentes ribeiras de conhecida fertilidade e labor agrícola. No período de 1939 a 1958, essa região conheceu significativo crescimento e prosperidade atraindo um considerável número de imigrantes, entre eles alguns bem sucedidos mascates italianos que exerciam influência sobre as modificações aqui ocorridas desde então. Até esta época a fazenda integrava o município de Saboeiro.

IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA PENHA EM CAMPOS SALES - CE
FOTO - RICARDO SABADIA
O notável progresso dessa fazenda contribuiu para elevá-la a categoria de vila, ocorrido em 1858, quando Tomaz Pompeu de Souza Brasil realizou um levantamento para o dicionário topográfico e estatístico da província do Ceará. Daí então a fazenda Várzea da Vaca passou a chamar-se de Vila Nova Roma, por influência dos mascates italianos aqui instalados, pertencendo não mais a Saboeiro, mas a Brejo Seco atual Araripe. O município de Araripe, no entanto, foi extinto pela lei nº 2.158 de 14/08/1890, e a partir de então Nova Roma passou a pertencer a Saboeiro. A partir da ereção a vila, o povoado passou a progredir sob todos os aspectos.

PARQUE DO BOQUEIRÃO EM CAMPOS SALES - CE
FOTO - THIAGO DOS PASSOS
Em 1898 ocorreram dois fatos decisivos para a emancipação de Campos Sales: a festa de Nossa Senhora da Penha e o recenseamento ocorrido na vila, comprovando o crescimento populacional, o que fez com que seus lideres se unissem e procurassem emancipar a então vila; arrecadaram fundos para a construção da capela; no total de 600 mil-réis que evidenciaram a autonomia política que Nova Roma adquirira. Já através do recenseamento comprovou-se o crescimento populacional que influenciou os lideres e organizaram-se em prol da emancipação do município. Mas somente em 20 de dezembro de 1938 Campos Sales tornou-se efetivamente, uma cidade graças ao Decreto Estadual nº 448, readquirindo o distrito de São Domingos, que havia sido incorporado a Saboeiro em 1936, e passou a abranger o novo distrito de Salitre, criado com o seu território desmembrado do seu distrito-sede, figurando no quadro vigente no qüinqüênio 1939-1914, fixado pelo decreto lei 448, com os seguintes distritos: Itaguá, Salitre e São Domingos.

PRAÇA DE SÃO FRANCISCO EM CAMPOS SALES - CE
FOTO - THIAGO DOS PASSOS
Em novembro de 1951 a demarcação do município foi novamente alterada passando a ser integrado pelos distritos: Campos Sales (sede). Itaguá, Salitre, Quixariú, Carmelópolis e Barão de Aquiraz. Posteriormente Salitre foi desmembrado por decreto, conquistando sua autonomia política e foi criado através de Lei municipal o Distrito de Monte Castelo pertencendo também a campos Sales.

IGREJA DE SÃO FRANCISCO NO DISTRITO DE BARÃO DE AQUIRAZ
FOTO - THIAGO DOS PASSOS
Hoje o município pertence a 18ª Região Administrativa, Microrregião de Planejamento – Cariri Centro Sul; Microrregião – Sul cearense; Microrregião – Chapada do Araripe ocupa uma área de 1.082,77 Km2 tendo uma media relativa ao Estado de 0,73% da área territorial. As vias de acesso são consideradas de média distância entre a capital do Estado e as principais cidades da região e municípios vizinhos:

ESTÁTUA DE NOSSA SENHORA DA PENHA EM CAMPOS SALES - CE
FOTO - THIAGO DOS PASSOS
Distância em linha reta a capital – 424 Km; Campos Sales a Crato – 133 Km; Campos Sales a Juazeiro do Norte – 148 Km; Campos Sales a Nova Olinda – 97 Km; Campos Sales a Potengi – 55 Km; Campos Sales a Araripe – 33 Km; Campos Sales a Salitre – 25 Km; Campos Sales a Antonina do Norte – 57 Km; Campos Sales a Assaré – 78 Km; Campos Sales a Aiuaba – 93 Km; Campos Sales a Fronteiras – 28 Km.

IGREJA NO DISTRITO DE CAMELÓPOLIS EM CAMPOS SALES - CE
FOTO - WASHINGTON SILVA
As coordenadas geográficas são marcadas pela Latitude (s) 7° 04’28 “e a Longitude (wgr) 40° 22’34”; com a localização voltada para o Sudoeste com altitude 567,1 (m) os atuais limites são: Norte – Aiuaba; Sul – Salitre; Leste – Potengi, Assaré e Antonina do Norte, Oeste – Estado do Piauí.

IMAGEM DE CRISTO EM FRENTE AO CEMITÉRIO DE CAMPOS SALES - CE
FOTO - THIAGO DOS PASSOS
FONTE DO TEXTO HISTÓRICO - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS SALES
Elevação a Diocese
No dia 06 de setembro marco histórico para a cidade de Campos Sales e para o Estado do Ceará, o Papa Francisco atendia o velho pedido na ocasião feito por Dom Nilton Gurgel ( in memória ) , que foi bispo diocesano de Crato , em dividir a diocese , e ser erigida a diocese de Campos Sales, depois de longos anos chegou então o momento aguardado por todos, na manhã do dia 06 de setembro o papa Francisco erigiu a Diocese de Campos Sales desmembrando das dioceses de Crato e Iguatu.
A diocese e formada por 14 municipios, 14 paróquias, 15 padres, 5 seminaristas maiores e 02 no propedêutico e conta ainda com 02 congregações religiosas (freiras).
No mesmo ato o papa Francisco nomeou primeiro bispo diocesano da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote, Dom Elam Pereira da Costa,OCS
A diocese foi instalada no dia 02 de dezembro de 2017, sobre a autoridade eclesiastica do Núncio Apostólico do Brasil e com a presença de arcebispos e bispos.
Primeiro Bispo
Nascido em 30 de setembro de 1962, em Porto Velho (RO), iniciou a caminha com os missionários da Congregação do Oblatos de Cristo Sacerdote em 1980. Foi o primeiro seminarista de Porto Velho da congregação , onde não havia seminário. Os estudos filosóficos foram iniciados em Manaus (AM) e concluídos na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), em Belo Horizonte (MG). O noviciado foi realizado em Ceilândia (DF), em 1986.
Padre Elam estudou Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp), em São Paulo (SP). Os votos perpétuos na congregação religiosa foram professados em 1989, na capital paulista. Durante dois anos, fez estágio missionário na Nigéria. Sua ordenação presbiteral fio em 6 de dezembro de 1992, em Porto Velho.
O nomeado para Campos Sales é formado em Psicologia pela PUC-MG e já atuou como vigário em Minas Gerais e Roraima. Realizou trabalho com agricultores, acompanhou de perto o massacre de Columbiária (RO), na diocese de Ji-Paraná (RO), ocasião que foi ponto de referência para as vítimas. Também foi formador na Congregação, que tem sede em São Paulo. Na Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), foi assessor na área de missiologia.
De 2000 a 2007 foi assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB. Formado também em fotografia, padre Elam foi responsável por várias coberturas fotográficas na CNBB, como a visita da entidade em parceria com a CRB ao Haiti após terremoto, de 29 de março a 11 de abril de 2010.
Em 2012, foi eleito vice - provincial da Província Oblatos de Cristo Sacerdote, e reeleito para a mesma missão em 2015, com seu mandato com término marcado para o dia 2 de fevereiro de 2018. No mesmo período, também atuou como coordenador da União das Circunscrições da América Latina (Ucal), formada por Grupos e Províncias dos espiritanos no continente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário